domingo, 28 de fevereiro de 2016

Benditos aqueles que nada sonham....

Sei lá que dizer, que pedir, que fazer, que ousar, que retribuir, que amansar, que explodir de ideias que podem ser pertinentes ou impertinentes consoante a perspectiva,a escala, a intensidade, os valores do aparelhómetro que se utilize para avaliar estas coisas que não têm expressão corrente, medidas em tabelas com referências-padrão bem sistematizadas e definidas. 

Sei lá que pensar, que querer, que sonhar, que criar, que ver, que sentir de sentimentos que podem ser coloridos ou descoloridos, ricos ou pobres de quês, quando a medida certa é nenhuma ou melhor a medida certa é a medida de cada um, de cada ser que envolve os dias e que considera ter em si a verdade inabalável. 

Sei lá em que meditar, em que acreditar, o que desejar quando o certo é o incerto e o incerto é o risco da decisão e a escolha nos deixa sempre um sabor a que podia ser de outro modo. E o risco, que  é tão ténue, o do horizonte, o da vida, leia-se. 

Benditos os que nada sonham, pois os dias lhes decorrem mais sólidos, sem fragilidades de quereres-mais-além, sem iniciativas de colorir o sol, aceitando a névoa ou o denso nevoeiro, a chuva ou o vento e frio gélido, o calor ou a brisa cálida. 

Há mistérios insondáveis em mim e nos outros neste não-conhecer-o-cerne-mais-profundo-de-si-próprio-e-do-próximo. Há coisas sublimes e há coisas estranhas. Há choques que nos confrontam e abalam, que nos aprofundam o saber, que nos afundam a alegria, que nos enaltecem o vigor, que nos descodificam,  que nos quebram, que nos harmonizam.

Sim, benditos os que nada sonham, os que cumprem apenas os dias, vivendo-os na magnífica simplicidade de não se manifestarem e revoltarem no próprio âmago, de não entranharem ideias de nuvens e de éter, de água, flutuação ou naufrágio, de fogo e ardor, de terra e raiz. 

Sei lá que dizer, que pensar, que sentir…sei-lá-que-mais. Deveria ser, sei- lá-que-menos? 

(divagações cosi cosi)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Autoria e Agradecimento

Todos os textos e imagens são de autoria de Ana Souto de Matos.

Todos os direitos estão reservados.

São excepção as fotografias do Feto Real e do Cardo que foram cedidas pelo João Viola e 2 imagens captadas na Net sem identificação de autor.