segunda-feira, 12 de julho de 2010

a gente…

O cheiro… a luz… a gente… a gente! o terceiro elemento nesta viagem de sentidos com sentido…gente que senti afável, boa. Minha!

E não me venham dizer que é apenas do meu jeito de olhar… não apenas… as pessoas em Maputo são boas pessoas no seu todo… têm expressão fácil, sorriso fácil, palavra fácil e, contudo, como estão presos a quotidianos difíceis.

Deambulei pelas ruas, pelas avenidas, pelos lugares de comércio (afinal todo e qualquer lugar é de comércio), pelos monumentos, um pouco por todo lado, sempre deslumbrada pelas gentes que me circundavam e me olhavam com a curiosidade natural de verem uma mulher branca calmamente a andar por ali, a olhar em redor, a apreciar, a falar sem receio.

Tanta gente que fixei. Porém é pelo sorriso de Bega que começo. Um sorriso puro e genuíno de mulher muito jovem, feliz de lhe gabar a arte de tecer com feijão verde a banca tosca de legumes dispostos num saco branco de substracto aberto ao meio à laia de esteira, numa das entradas do Bazar de Maputo. Um sorriso tão cheio de confiança nas minhas palavras, no meu “volto já e levo qualquer coisa, vou só trocar meticais”, no meu elogio sincero sobre a sua beleza e o seu cuidado e esmero na disposição das couves e dos limões.


Fiquei por ali, por largos minutos, à entrada do Bazar a falar com Bega… a perguntar-lhe a idade, o que fazia para além de vender legumes, o que pensava, a enaltecer-lhe o jeito de “bordadeira”. Prometi regressar rapidamente para lhe comprar cenouras, o único legume que poderia apreciar em quarto de hotel à laia de fruta. Escolhi duas belas e pujantes cenouras em troca dos 15 meticais que me custaria um quilo. Nunca senti tanto agradecimento no olhar e nas palavras por conta de coisa nenhuma.

O sorriso de Bega ficou registado na minha máquina fotográfica e o adocicado das cenouras de Bega por muito tempo no meu registo de paladares especiais.

1 comentário:

  1. O regresso à blogosfera e o regresso às origens. Imagem linda, que nos transporta para paragens africanas. O que sempre me seduziu é a arte com que estas mulheres dispõem os montinhos dos produtos, a ternura com que o fazem e o sentido estético das cores. África tua, Ana.

    ResponderEliminar

Autoria e Agradecimento

Todos os textos e imagens são de autoria de Ana Souto de Matos.

Todos os direitos estão reservados.

São excepção as fotografias do Feto Real e do Cardo que foram cedidas pelo João Viola e 2 imagens captadas na Net sem identificação de autor.